Suplemento Muscular Creatina

As pessoas que fazem musculação ou mesmo praticam esportes de grande desempenho conhecem e geralmente utilizam o suplemento muscular de Creatina. Se você também se interessa por ter um corpo musculoso e saudável precisa saber um pouco mais sobre o suplemento mais famoso do momento.

Saiba o que é a Creatina, quais os efeitos dela no seu corpo e se afinal de contas faz bem ou mal consumir essa substância. Não se preocupe, pois usaremos uma linguagem simples para falar do assunto, sem termos científicos incompreensíveis.

O que é Creatina?

A Creatina é uma substância que é composta por três aminoácidos (Glicina, Metionina e Arginina). O nosso corpo produz de forma natural essa substância através do fígado e do pâncreas, porém, numa quantidade pequena. Além disso, é possível encontrar a Creatina em alimentos como carne vermelha, peixes e outros, mas é claro em quantidade pequena também.

Porque a Creatina é tão importante?

Essa substância tem como principal função a produção de energia no músculo, dessa forma quando existe em grande quantidade no organismo é capaz de gerar uma recuperação mais rápida do músculo.

Atletas utilizam suplementos musculares de Creatina porque assim obtêm uma recuperação muito mais rápida após a realização de exercícios intensos. A substância é armazenada quase que totalmente nas células musculares (cerca de 95% do total da Creatina).

Como age a Creatina?

Para entender a ação da Creatina no seu músculo é importante entender como acontecem as contrações musculares. Quando o músculo é contraído o faz com a ajuda de um composto chamado ATP.

O ATP gera ADP que fornece energia através da liberação de moléculas de fosfato. Porém, a capacidade do ADP é de fornecer energia por apenas uns 10 segundos. Dessa forma o fosfato de Creatina contribui para o processo liberando a sua molécula de fosfato e recriando o ATP. Assim gera mais combustível de energia para o músculo.

Suplementos Muscular de Creatina

Agora que você entendeu qual é a função da Creatina no processo do crescimento muscular faz sentido que exista essa grande variedade de suplementos com essa substância. Porém, mesmo que tenha todo o sentido de funcionamento tomar Creatina não é algo tão simples assim. Depois de anos pesquisando essa substância os cientistas chegaram a conclusão que esse suplemento apenas trará resultados eficientes quando acompanhado de uma rotina de exercícios.

Mesmo dentre as pessoas que tem uma rotina regular de exercícios os resultados podem ter mais ou menos intensos. Você pode experimentar e observar se dá ou não certo.

Efeitos Colaterais da Creatina

O que atrai grande parte dos compradores de suplementos de Creatina é o resultado rápido que o produto apresenta, porém, esse rápido ganho de massa muscular pode indicar retenção de líquidos. Como esses suplementos contêm muito sódio essa retenção pode acontecer.

Os estudos realizados com a Creatina não demonstraram nenhum efeito colateral realmente sério em indivíduos saudáveis e que praticam exercícios regularmente. Dentre os efeitos colaterais mais comuns estão náuseas, câimbras, diarreia e desidratação.

Atenção

Para fazer a escolha do seu Suplemento Muscular é importante contar com o auxilio de um profissional. Não tome por conta própria. Antes de comprar qualquer suplemento muscular, procure seu médico ou um especialista para indicar o melhor suplemento para você. Não compre sem antes consultar um médico ou especialista.

Veja mais sobre Suplemento Muscular Creatina no vídeo abaixo: